(11) 94361-4806 (11) 4408-6149
Internação com convênio médico para alcoolismo em mulheres

Internação com convênio médico para alcoolismo em mulheres


Se você está passando por problemas de dependência química ou tem algum familiar ou amigo próximo passando por esse problema, se a pessoa tiver plano de saúde, pode se internar através dele.

A doença química é uma doença terrível que destrói diversas famílias no mundo.

Infelizmente o número de usuários de drogas só vem aumentando, mesmo que haja diversos programas preventivos e educativos promovidos por escolas, prefeituras e eventos privados.

Há várias formas da pessoa ter contato com drogas. Pode ser por amigos, tráfico de drogas perto de onde mora ou frequenta, problemas familiares ou sociais. São muitos os motivos pelos quais pode levar uma pessoa a experimentar drogas pela primeira vez.

O problema é que maior parte das pessoas vão além do primeiro contato com as drogas, consumindo outras vezes e cada vez mais, e quando menos se espera, nasce mais um dependente químico.

A dependência química pode ser tratada em uma clínica de recuperação, que ajuda o paciente a ter uma vida normal, desde que siga corretamente o tratamento e orientações de equipe multidisciplinar que há nesses locais.

Internação em clínicas através do plano de saúde

A internação de dependentes químicos através do plano de saúde é possível.

Existem alguns requisitos e procedimentos que precisam ser seguidos e executados para isso, que são:

  • Antes de entrar em contato com o plano de saúde para solicitar a internação, é preciso ter a solicitação médica em mãos, e nela deve constar o CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença, especificando que se trata de dependência química.
  • No contrato do plano de saúde deve constar a cobertura da doença. E isso é muito importante porque há vários planos de saúde e cada um deles tem suas regras e também há diferentes coberturas.
  • Também é necessário verificar se o plano de saúde oferece um plano hospitalar, que permita a internação de forma prolongada.

 

Se você não tiver o contrato, ou tiver dúvidas nas clausulas, é necessário entrar em contato com o plano de saúde para esclarecimentos.

O que pode ocorrer em alguns casos que a internação em clínica de dependentes químicos é negada, é a alegação da empresa de ser uma doença pré existente.

Porém muitos convênios médicos não solicitam exames no momento da contratação do plano de saúde, para verificar a existência e por isso esse argumento não pode ser utilizado por eles.

Sendo assim, o convenio médico tem por obrigação arcar com o valor integral das despesas da clínica, lembrando que ele também não pode impor tempo de internação. O tratamento deve ser feito até que o paciente tenha alta pelos responsáveis da clínica.

Alguns planos de saúde estabelecem em seu contrato que a cobertura em clínica de internação para recuperação da dependência química e alcoolismo dure apenas 30 dias.

Alguns contratos variam o prato até 120 dias. Isso é considerado uma limitação indireta. Se houver pedido médico solicitando um prazo maior de internação, ou conste que o tempo deve ser indeterminado, é abusiva a cobrança de qualquer valor do paciente, devendo o plano de saúde cobrir o tratamento de forma integral.

Blog

O que é depressão alcoólica?
16/01/2023

O que é depressão alcoólica?

A variedade de bebidas que temos disponíveis no mercado é muito grande e apesar de só poderem ser vendidas para maiores de 18 anos, isso não imped